Dicas para pequenos empreendedores e pensadores digitais .

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Fazendo Marketing de Conteúdo para Pequena Empresa

Atualmente, existem 115 milhões de pequenas empresas em escala global. Há mais de sete milhões de pequenas empresas no Brasil contribuindo com 27% do PIB (Fonte: SEBRAE). A maior fonte de criação de emprego é feita por pequenos empresários. Em média, cerca de 100 a 1.500 funcionários são contratados por todas as pequenas empresas.

Isso reitera o fato de que a contribuição das pequenas empresas para as economias e a possibilidade de emprego são extensas.

É também importante que os interesses e os requisitos destas MPE sejam protegidos e salvaguardados para benefício coletivo. As startups e o empreendedorismo devem ser incentivados a inspirar negócios mais inovadores para o benefício final do usuário final.

Após o surgimento da Internet, a publicidade e o marketing impulsionaram maciçamente o crescimento das vendas através do marketing de conteúdo.

A segunda era do marketing de conteúdo começou em 2004, que consiste em eBooks, artigos, blogs, relatórios, etc., trouxe uma infinidade de oportunidades para as pequenas empresas para promover produtos e serviços online. Além disso, ficou provado que o marketing de conteúdo é um método acessível e econômico, especialmente para micro empresas.

As metas de gestão de marca, tráfego, leads, vendas e atendimento ao cliente são alinhadas e realizadas com sucesso, economizando custos com a implementação do marketing de conteúdo.




Especificamente discutindo sobre a geração de vendas, que é a principal missão de todas as empresas, é facilmente dimensionada através de marketing de mídia social, marketing de vídeo e marketing de conteúdo. Isso também significa que o público tem mais conhecimento online e está ciente de tomar decisões de qualidade sobre os desejos e necessidades com uma variedade de opções.

Apesar da concorrência, o marketing de conteúdo lidera e oferece sucesso para os profissionais de marketing atingirem seus clientes gerando vendas. O mercado de comércio eletrônico vale US $ 22 trilhões e espera-se que a contribuição do segmento de pequenas empresas cresça continuamente.

Esses três termos são integrados e interligados para produzir resultados positivos para um pequeno negócio.

Como hoje em dia um bom número de clientes prefere fazer compras online, tornou-se necessário que as empresas direcionem tráfego para seus sites. Eles terão que garantir uma forte marketing de conteúdo para presença online, se quiserem alcançar o sucesso.

Abaixo o passo a passo para criar marketing de conteúdo para a sua imprensa:

Elaboração de Objetivo

Deve-se escolher e deixar bem claro o que se deseja alcançar com o marketing digital. Aqui é necessário definir O QUE a sua empresa (ou marca) quer. Por exemplo: crescimento de 10% das vendas durante a Black Friday comparativamente ao do ano anterior.



É necessário, também, que esse objetivo seja compartilhado a todos que irão participar do lançamento da campanha.

Estratégias de Marketing de Conteúdo

Aqui é detalhado o COMO fazer para alcançar os objetivos traçados anteriormente. Nessa etapa é bom fazer uma análise dos recursos necessários e quais ferramentas serão utilizadas para que o objetivo seja alcançado.

Costumo utilizar, nessa etapa, uma análise SWOT (abreviação de Strengths, Weaknesses,  Opportunities e Threats), ou seja, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para a empresa que irá iniciar a campanha e, também, verificar o comportamento da concorrente.



Outro importante ponto a ser observado nessa etapa é a análise de demanda pelo produto ou serviço que a empresa pretende divulgar. Geralmente é utilizado o Google Trends para mensura a busca de determinadas palavras chaves que podem ser utilizadas no marketing de conteúdo.

Planejamento de Conteúdo

Seguido pela estratégia de marketing de conteúdo, o planejamento de conteúdo é criado. Isso inclui calendário editorial, jornadas de clientes, personas de comprador, ferramentas de palavras-chave de SEO e ferramentas de postagens e engajamento (Gerenciagram, Etus, etc) para obter melhores resultados.

Elaboração da Persona

Tão fundamental quanto o seu negócio e os Objetivos dele, é a definição de sua pesrsona, ou seja, a real representação detalhada do seu cliente ideal . O conceito de persona é mais específico e muita gente confunde com o público alvo. Ao contrário de seu público alvo (homens solteiros, entre 25 e 35 anos que moram no sudeste, etc), a persona é representação do alvo em si. Algo como: Fulado de Tal, 27 anos, estudante de tecnologia, antenado em redes sociais e que adora jogar PS4 e tem o sonho de, um dia, torna-se um influenciador digital.



Definir exatamente o perfil de sua persona ajudará a todos que trabalharão na sua estratégia e na geração do marketing de conteúdo para a sua empresa.


Geração de Conteúdo

A criação é o coração do marketing de conteúdo. Envolve a produção de conteúdo para divulgação. Os principais veículos utilizados aqui são: postagem de blog, artigo de SEO, infográfico, oferta de teste gratuito, e-book, boletim informativo por e-mail, comunicado de imprensa, publicidade em vídeo, campanha publicitária, etc.

Mas basta apenas "cuspir" palavras ou fotos ou link de vendas nas redes sociais ou envio de emails e pensar que isso irá se traduzir em vendas. Muito pelo contrário, o conteúdo deve chamar a atenção do seu público (que a maioria da vezes não está interessado em comprar) para que o mesmo visite a página, curta a sua publicação e compartilhe o que viu (ou recebeu) com os amigos.

Dependendo da plataforma, o conteúdo tem que passar por adaptações para poder ser divulgado. Por exemplo, o twitter tem a limitação de 140 caracteres em seus textos. No instagram, o vídeos têm duração de 60 segundos. É necessário ficar atendo a esse detalhes.


Geração de Leads

Todo o ciclo de vida da estratégia de conteúdo, da elaboração da persona, do planejamento e geração de é voltado principalmente para o crescimento das vendas, além de aprimorar os programas de tráfego, gerenciamento de marca e expansão.



Através de vários formatos de conteúdo, o público será direcionado a visitar a sua loja ou site e, em contrapartida, fornecer informações sobre o próprio perfil. Em geral costuma-se coletar o Nome e e-mail da pessoa.

Acompanhamento das Métricas

É a mensuração dos resultados de uma determinada companha em números, tais como: taxa de conversão, quantidade de visitas, índice de rejeição, etc.

É importante acompanhar e medir a quantidade de tráfego da campanha em determinado período (diária, semanal, mensal) e quantos desses clientes, efetivamente, transformaram-se em leads.



Saber quantos leads e de onde eles vieram (Facebook, Youtube, Email marketing, etc) é importante, mas é fundamental saber quantos desses leads se tornaram novos clientes, o que é comumente chamado de ROI (retorno sobre o investimento). Nessa métrica é possível saber quanto custou cada cliente.

Conclusão

O processo de estratégia de conteúdo e estratégia de marketing de conteúdo requer trabalho e conhecimento para garantir que eles sejam implementados com sucesso e se mostrem produtivos para o crescimento das vendas.

Muitos pequenos empresários caem no erro fazer uma propaganda paga e acreditar que, com isso, as vendas irão aumentar automaticamente. Se a campanha for feita com um conteúdo pobre e sem direcionamento, só haverá perda de tempo e dinheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário